A SABEDORIA APERFEIÇOA NOSSO CAMINHO

RONALDO LIMA


Conhecendo a
palavra de Deus
Serdes Transformado
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
(Rm 12:2).
Serdes obediente a Deus
Pois, O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre.
A glória do jovem é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs.
(Pv 20:27-28).
Serdes confiante
Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o SENHOR está em volta do seu povo desde agora e para sempre.Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as suas mãos para a iniquidade.Faze bem, ó SENHOR, aos bons e aos que são retos de coração.Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o SENHOR com os que praticam a maldade; paz haverá sobre Israel.
(Salmos 125:1-5).
confiar na
providencia de Deus
Ao receber a verdade de Deus em nosso coração, o Senhor renova a nossa mente
(Rm 12:2) e nos permite pensar com sabedoria. isso nos permite a tomar as decisões certas e receber a orientação de Deus cada dia.

Assim voltarão os resgatados do SENHOR, e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão.
Isaías 51:11
Depressão






Depressão e as Mulheres
















Não jugues aqueles que estão se sentindo cansados ou fracos.
Ajude-os!
Só Jesus é a solução!

Introdução
As escrituras mostram homens de Deus
como de fato são, homens fiéis,
vigorosos, destemidos, corajosos e
ousados – mas ainda assim humanos.
Com Elias também foi assim. Um servo
de Deus de profunda convicção espiritual
e consciente de sua missão profética.
Isso deixou uma sobrecarga
sobre ele, e foi isso que fez aflorar na
vida do profeta de Tisbé (uo Tisbe) todo o seu
lado humano, frágil e carente da ajuda divina.
Depresão e os Idosos
A incidência da doença é maior entre a população idosa.
O fato de idosos terem mais doenças físicas,
usam mais medicamentos e
frequentemente ficam mais isolados socialmente aumenta o risco de depressão nesta faixa etária.
Fique atento aos seus parentes com idade mais avançada, principalmente àqueles que moram sozinhos.
Fatores genéticos
A depressão é mais comum em mulheres.
Antes da adolescência, a prevalência de depressão é a mesma em meninas e meninos. Entretanto, com a chegada desta fase da vida, o risco das garotas desenvolverem depressão aumenta duas vezes mais que o dos garotos.
Alguns especialistas acreditam que mudanças hormonais estão relacionadas a este risco aumentado. Estas mudanças são evidentes durante a puberdade, gravidez e menopausa assim como no pós-parto, histerectomia ou aborto. Além disso, as flutuações hormonais que ocorrem a cada ciclo menstrual provavelmente contribuem para a síndrome pré-menstrual ou TPM. Há também a doença disfórica pré-menstrual ou DDPM, um tipo severo de TPM especialmente reconhecido por depressão, ansiedade e mudanças de humor.
O aumenta das chances de uma mulher ter depressão, De acordo com o National Institutes of Health os fatores que aumentam o risco de uma mulher ter depressão incluem fatores genéticos, biológicos, reprodutivos, interpessoais e características psicológicas e de personalidade.
Além disso, as mulheres que intercalam o trabalho com o cuidado com seus filhos ou as mães solteiras sofrem mais de estresse, que pode desencadear a depressão.
Outros fatores incluem:
História familiar de alterações do humor
História de desordens do humor na adolescência
Perda de um dos pais antes dos 10 anos de idade, Perdas de apoio social ou ameaça de tal perdas , Estresse psicológico ou social, como perda de emprego, relacionamento estressante, separação ou divórcio
Abuso sexual ou físico durante a infância
Uso de certos tratamentos para infertilidade
Uso de alguns anticoncepcionais orais.
As mulheres podem apresentar depressão logo após terem um bebê, a chamada depressão pós-parto.
Sinais e Sintomas de Depressão Masculina.
Depressão no sexo masculino é uma condição médica grave, muitos homens tentam ignorá-la ou recusar o tratamento.
Se você homem se sente irritado, isolado ou retirado.
Se você encontra-se trabalhando o tempo todo, bebendo demais.
Estas estratégias não são saudáveis de enfrentamento podem ser a primeira pistas que você tem depressão masculina.
A depressão pode afetar os homens de maneira diferente do que as mulheres.
Quando a depressão ocorre em homens, pode ser mais grave do que em mulheres e pode ser mascarada pelo comportamento de enfrentamento débil ou doentio. Para uma série de razões, a depressão masculina, muitas vezes não é diagnosticada. Depressão masculina geralmente fica melhor com o tratamento, mas pode ter consequências devastadoras quando se não for tratada.
Depressão masculina
"A genética tem forte influência em seu desenvolvimento. Se um dos pais tem depressão o risco do filho sofrer dessa doença é três vezes maior.
"Se ambos os pais tem depressão, o risco do filho desenvolver depressão é de 75%“.
A depressão é uma doença.
Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos.
Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não causa da depressão. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética. A prevalência da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum momento da vida.
Estatísticas
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS),Cerca de 340 milhões de pessoas de ambos os sexos no mundo inteiro padecem desse tipo de sofrimento profundo.
e causa 850 mil suicídios por ano em todo o mundo. O Brasil possui cerca de 17 milhões de depressivos de todas as idades, classes sociais e raças, mergulhadas numa melancolia atroz que altera seus hábitos de vida, afastando-as do convívio social e do trabalho.
33% dos filhos de pais depressivos têm depressão.
A depressão e ansiedade são responsáveis pela metade (740 milhões de pessoas) das doenças mentais existentes no mundo. O mundo gasta 7 bilhões de dólares por ano com antidepressivos.
Hoje a doença é a quarta causa global de incapacidade e deve se tornar a segunda até o ano de 2021.
Estima que cerca de 75% das pessoas com depressão não recebem tratamento adequado. A média etária de sua primeira manifestação é aos 26 anos.
Depressão
A psicopatologia define o estado de depressão pelos sintomas de desencorajamento, perda de interesse seguidas de perdas físicas, materiais, fracassos, estresse físico ou psíquico. Esses distúrbios psíquicos conjuntamente com problemas reais ou imaginários podem levar a um estado de prostração física ou abatimento moral que ocasionarão sofrimentos como perturbações de pensamentos. Os casos em que a depressão quando não for tratada pode levar a situações extremas como loucura, doenças crônicas e até mesmo ao suicídio.
A depressão também Causa sentimentos de tristeza, desespero, desamparo e inutilidade.
Ela pode ser leve a moderada com sintomas de apatia, falta de apetite, dificuldade para dormir, baixa auto-estima e fadiga. Ou pode ser uma depressão maior com sintomas de humor depressivo na maioria dos dias, falta de interesse nas atividades rotineiras que antes eram realizadas com satisfação, perda ou ganho de peso, insônia ou hipersonia, fadiga, sentimentos de culpa na maioria dos dias e pensamentos recorrentes de morte.
Depressão e suicídio masculino
Embora as mulheres tentam o suicídio com mais frequência
São homens mais propenso a cometer suicídio.
porque:
-
usam métodos que tem mais tendência letal, como armas de fogo, agem rapidamente com pensamentos suicida, mostram menos sinais de alerta, quando falam sobre o suicídio.
O uso de álcool e outras drogas
O consumo de álcool e outras drogas como maconha ou cocaína são importantes gatilhos para depressão.
Essas drogas levam a uma sensação de euforia por conta da descarga de neurotransmissores como dopamina, serotonina e noradrenalina.
Quando o efeito das drogas diminui, o organismo sofre uma queda brusca dessas substâncias, o que explica porque a pessoa sente uma profunda tristeza após o uso de drogas.
"Além disso, usar essas drogas piora o quadro depressivo e a resposta ao tratamento da depressão",
Quando hospitalizar o indivíduo com depressão?
Nas seguintes situações: quando o risco de suicídio e homicídio é claro, quando falta ao paciente suporte psicossocial, quando há abuso de substância grave ou o paciente não coopera.
Medicamentos e seus efeitos colaterais
"Inúmeros medicamentos podem levar a depressão" afirma o psiquiatra Edson Hirata. De acordo com ele, merecem destaque os medicamentos para emagrecer como os derivados de anfetamina.
A Fluoxetina é um medicamento geralmente usado para tratar casos de pessoas que possuem TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo,síndrome do pânico, depressão ou então casos de bulimia. O seu nome popular é Prozac. Ele serve como um “inibidor de recaptação da serotonina” Porém, para isso é preciso o acompanhamento de um médico para que sua saúde não seja ainda mais afetada, pois o Prozac ou fluoxetina possui vários efeitos colaterais que podem ser muito prejudiciais aos pacientes que ingerirem este medicamento. Este medicamento pode causar sérios danos á saúde e às vezes levar a morte.
Eventos estressantes
Qualquer tipo de evento estressante, seja bom ou ruim, pode desencadear depressão.
Desde muita pressão no trabalho, até organizar um casamento, passando por problemas familiares, estresse com os estudos, divórcios e gravidez.
Lembrando que nesses casos a incidência também é maior em pessoas que tenham parentes próximos com depressão.
A depressão e o coração
Quem tem depressão corre o dobro do risco de desenvolver doença coronariana e infarto do miocárdio.
O risco de mortalidade em pacientes com câncer ou doença cardíaca aumenta muito se o paciente desenvolve depressão.
Traumas
Situações traumatizantes como sequestros, abuso sexual e violência.
Crianças vítimas de violência e abuso sexual têm risco aumentado de desenvolver depressão quando se tornam adultas.
Isso pode acontecer em qualquer momento da vida. Por isso é importante o acompanhamento médico na fase pós-traumática, a fim de que ele oriente a vítima e evite o desenvolvimento dessa patologia
Depresão e as Doenças Crônicas
Vivenciar um estresse constante, sofrer com dores, debilitação ou incapacitação física, medo de morrer e alterações no estilo de vida são alguns dos problemas que um portador de doença crônica sofre.
Alguns medicamentos usados para doenças crônicas, como o câncer, podem favorecer surgimento de sintomas da depressão.
Sinais e sintomas de depressão podem ser diferentes em homens e mulheres. Os homens também tendem a usar diferentes habilidades de enfrentamento – saudáveis e não saudáveis – que as mulheres. Não está claro por que homens e mulheres podem sofrer de depressão de forma diferente. É provável que envolve uma série de fatores, incluindo produtos químicos do cérebro, hormônios e experiências de vida.
Como as mulheres, os homens com depressão pode se sentir azul ou pode não obter prazer de atividades que antes gozavam. Mas algumas outras coisas comumente aparecem nos homens que não podem ser reconhecidos como sinais de depressão e sintomas:
Comportamento escapista, como passar muito tempo no trabalho ou em esportes
Abuso de álcool ou substâncias
Comportamento, controlando violento ou abusivo
Raiva inadequada
Comportamentos de risco, tais como condição imprudente
Infidelidade ou insalubre relações sexuais
Alguns Cuidados
Pratique sua Fé
Pratique exercícios físicos
Mantenha os bons relacionamentos
Alimente-se bem
Fuja do álcool, fumos, das drogas
Volte a ver beleza nas pequenas coisas
Ocupe-se com atividades divertidas
Reconquiste uma boa noite de sono
Frequente bons lugares.
Alimentos que combatem a Depressão
Castanha-do-pará, nozes e amêndoas
Leite e iogurte desnatado
Melancia, abacate, mamão,
banana, tangerina e limão.
Laranja e maçã.
Banana e abacate
Mel
Ovos
Carnes magras e peixes.
Carboidratos complexos
Aveia e centeio. Folhas verdes e Soja
AGRADECIMENTOS
Ao Deus de amor Todo-Poderoso, pai e amigo sempre presente em minha vida, que sem Ele nada seria realizado, seja a Ele toda a Honra toda a Glória e todo o louvor.
Pela oportunidade da realização desta publicação que abordo assuntos sobre "depressão", que é considerada como O MAL DO SÉCULO XXI ou RESFRIADO DA DOENÇA MENTAL.
Esta matéria é resultado de estudos e pesquisas feito por minha pessoa em vários sites e revistas eletrônicas.
Quero deixar aqui os meus agradecimentos para todos os profissionais na área de saúde mental, pois é através de cada um deste profissional no qual também me incluo, é que pessoas com vários tipos de problemas têm amenizado suas dores e sofrimentos nos momentos de tão grandes aflições em suas vidas.
Lembrando a todos que só Jesus é quem cura as feridas da alma.
Ronaldo Lima
Psicologia Pastoral
Fontes: Área de Psicologia Em Saúde mental
do Homem e da Mulher
A Depressão e o Homem de Deus
Compreender a humanidade
do profeta Elias;
Identificar as causas
e os sintomas da
depressão de Elias; e Detalhar o
tratamento de Deus à depressão de Elias.
No ambiente eclesiástico é
comum pensar que o crente é
imune às doenças da alma.
É como se o seguidor de Jesus
vivesse dentro de uma redoma de
vidro isolado e "protegido" de
qualquer desconforto
psicossocial. Ledo engano! Ou seja Às vezes você não tem consciência do engano, pensa estar acertando e fazendo algo para o bem e sente-se feliz, apesar de enganada! Todos nós passamos por problemas terríveis
I Reis 19:1-21
1 - E ACABE fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.
2 - Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
3 - O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
4 - Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
5 - E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
6 - E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
7 - E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
8 - Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
9 - E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
10 - E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.
11 - E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto;
12 - E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.
13 - E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
14 - E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.
15 - E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.
16 - Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
17 - E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.
18 - Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.
19 - Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.
20 - Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?
21 - Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.

Atos 14:15b.
Nós também somos homens como vós,
sujeitos às mesmas paixões.










Casos Bíblicos de Depressão
Moisés
Números 11:10-15
10 - Então Moisés ouviu chorar o povo pelas suas famílias, cada qual à porta da sua tenda; e a ira do SENHOR grandemente se acendeu, e pareceu mal aos olhos de Moisés.
11 - E disse Moisés ao SENHOR: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, visto que puseste sobre mim o cargo de todo este povo?
12 - Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz? para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais?
13 - De onde teria eu carne para dar a todo este povo? Porquanto contra mim choram, dizendo: Dá-nos carne a comer;
14 - Eu só não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim.
15 - E se assim fazes comigo, mata-me, peço-te, se tenho achado graça aos teus olhos, e não me deixes ver o meu mal.
Davi
Salmos 88:1-5
1 - SENHOR Deus da minha salvação, diante de ti tenho clamado de dia e de noite.
2 - Chegue a minha oração perante a tua face, inclina os teus ouvidos ao meu clamor;
3 - Porque a minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura.
4 - Estou contado com aqueles que descem ao abismo; estou como homem sem forças,
5 - Livre entre os mortos, como os feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais te não lembras mais, e estão cortados da tua mão.
Jeremias
Jeremias 20:14-18
14 - Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz.
15 - Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo: Nasceu-te um filho; alegrando-o com isso grandemente.
16 - E seja esse homem como as cidades que o SENHOR destruiu e não se arrependeu; e ouça clamor pela manhã, e ao tempo do meio-dia um alarido.
17 - Por que não me matou na madre? Assim minha mãe teria sido a minha sepultura, e teria ficado grávida perpetuamente!
18 - Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza, e para que os meus dias se consumam na vergonha?
Jonas
Jonas 4:1-3
1 - MAS isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado.
2 - E orou ao SENHOR, e disse: Ah! SENHOR! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.
3 - Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.
Jó
Jó 3:11-20
11 - Por que não morri eu desde a madre? E em saindo do ventre, não expirei?
12 - Por que me receberam os joelhos? E por que os peitos, para que mamasse?
13 - Porque já agora jazeria e repousaria; dormiria, e então haveria repouso para mim.
20 - Por que se dá luz ao miserável, e vida aos amargurados de ânimo?
Jó 21:25-26
25 - E outro, ao contrário, morre na amargura do seu coração, não havendo provado do bem.
26 - Juntamente jazem no pó, e os vermes os cobrem.
Jó 9:21
21 - Se for perfeito, não estimo a minha alma; desprezo a minha vida.
ELIAS – UM HOMEM COMO OS OUTROS
Elias era um homem espiritual e vários fatos narrados nas Escrituras atestam essa verdade:
Um profeta profundamente envolvido com a Palavra de Deus
Um profeta que possuía uma profunda vida devocional
Mas Elias não era apenas um homem espiritual, ele também era sentimental:
Tiago 5:17 que "Elias era homem semelhante a nós".
Minha tendência è idealizar os homens e as mulheres das Escrituras, mas a Biblia é a palavra da verdade"
Decepção.
O Senhor havia respondido a oração do seu servo, enviando fogo do céu em resposta à sua oração (1 Rs 18.38).
O que Elias esperava em resposta a esse avivamento era um total quebrantamento do povo, incluindo a casa real. Todavia, o avivamento não alcançou as proporções desejadas.
Medo
Diante da ameaça de morte sentenciada pela rainha Jezabel, a reação de Elias foi imediata: "O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço" (1 Rs 19.3). Elias teve medo e fugiu!
Um homem sentimental


AS CONSEQUÊNCIAS DOS CONFLITOS
Fuga do Isolamento
Elias não apenas fugiu; ele também se isolou. "E ele se foi ao deserto" (1 Rs 19.4). Essa é a marca de uma pessoa deprimida - ela busca o isolamento.
Somos seres sociais e como tais, não podemos viver no isolamento.
Auto piedade e desejo de morrer.
Auto piedade ou autocomiseração - é o sentimento, emoção ou comportamento de pena de si mesmo diante de um evento estressante.
O SOCORRO DIVINO
Quando nos sentimos fatigados após uma grande experiência espiritual, lembremo-nos de que o propósito de Deus para nossas vidas ainda não está terminado
Elias achava que somente ele ficara como um servo fiel do Senhor: "Eu fiquei só" (1 Rs 19.10).
Ele achava ainda que todos haviam apostatado ou abandonado a fé. Não havia mais fiéis, somente ele. Ele via a realidade de forma distorcida. Deus possuía ainda seus sete mil (1 Rs 19.18).
Mas Elias foi mais além - ele agora queria morrer: "e pediu em seu ânimo a morte" (1 Rs 19.4).
Provisão física.


um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come" (1 Rs 19.5).
A inapetência ou alteração dos hábitos alimentares é um sintoma da depressão de Elias. Nesse estado, a pessoa pode não querer comer como também pode possuir um apetite exagerado.
Em ambos os casos é necessário o auxilio de terceiros. No caso do profeta, o anjo do Senhor é quem o auxilia providenciando-lhe alimento.
Ele precisava alimentar-se e Deus fez com que isso fosse providenciado


A autopiedade leva à depressão.
Sentir autopiedade é ter pena da gente mesmo, achando-nos uns coitadinhos, ninguém nos dá atenção!
Provisão espiritual.
o próprio Deus a quem Elias servia o conduziu durante todo o tempo.
A própria ida de Elias ao monte Horebe fez parte dessa terapia.
Ali, Elias seria revitalizado não apenas na sua vida espiritual, mas também na sua vida emocional (1 Rs 19.8-15).


Ações de Deus para tratar Elias.
O servo de Deus conta com uma forma de auxílio diferenciado - ele não está sozinho neste mundo. Por isso, não depende apenas dos recursos humanos . O cuidado amoroso é o melhor remédio de alguém em aflição – Salmos 22.24 Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu. nos que são tão limitados. O Senhor faz-se presente nas horas conflituosas da vida e nos presta o seu auxílio. Lemos nos Salmos: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia" (Sl 46.1).
Quando nos sentimos fatigados após uma grande experiência espiritual, lembremo-nos de que o propósito de Deus para nossas vidas ainda não está terminado.
Deixou Elias dormir e descançar.
Alimentou Elias com pão e água por duas vezes.
Estimulou Elias a andar 40 dias até o monte Horebe estimulando concentração e os pensamentos
Questionou Elias – “O que fazes aqui?”
Deixou Elias desabafar e colocar para fora as mágoas.
Respondeu aos questionamentos de Elias.
Restaurou e o ocupou com uma nova missão.
Não podemos esquecer que muito breve vamos para o céu e todos nossos sofrimentos vão cessar.
Pois, Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
( Apocalipse 21:4-5). Elaboração do estudo Ronaldo lima
Psicologia Pastoral
Fonte:CPAD.
Déjà vu ou Déjà vi uma reação psicológica
Déjà vu ou Déjà vi uma reação psicológica fazendo com que sejam transmitidas ideias de que já esteve naquele lugar antes, já se viu aquelas pessoas, ou outro elemento externo. O termo é uma expressão da língua francesa que significa, literalmente, "Já visto”.
Definição
Essa sensação se dá por conta que uma memória ou uma simples lembrança de algo que aconteceu rapidamente, fique armazenada em sua memória de longo prazo, sem passar pela memória imediata, ou seja, você guardou uma lembrança de algo, que você "não presenciou", ao presenciar novamente você tem a estranha sensação de já ter vivenciado aquele fato.
Sabe-se que nossa memória às vezes pode falhar; nem sempre se consegue distinguir o que é novo do que já era conhecido. Eu já li este livro? Já assisti a este filme? Já estive neste lugar antes? Eu conheço esse sujeito? - essas são perguntas corriqueiras de nossa vida. No entanto, essas dúvidas não são acompanhadas daquele sentimento de estranheza que é indispensável ao verdadeiro déjà vu. Eu posso até me sentir um pouco confuso, ou indeciso, ou triste por sentir que minha memória já não tem a limpidez de outros tempos, mas isso é natural; o sentimento associado ao déjà vu clássico não é o de confusão ou de dúvida, mas sim o de estranheza. Não há nada de estranho em não lembrar de um livro que se leu ou de um filme a que se assistiu; estranho (e aqui entra-se no déjà vu) é sentir que a cena que parece familiar não deveria sê-lo. Tem-se a sensação esquisita de estar revivendo alguma experiência passada, sabendo que é materialmente impossível que ela tenha algum dia ocorrido. Em psiquiatria o termo é utilizado para ilustrar pacientes que repetem comportamentos compulsivamente Transtorno Obsessivo Compulsivo, na tentativa de sentir novamente as mesmas sensações já experimentadas1 . Mas, o que é mais intrigante nesta questão é o fato do indivíduo poder, nestas circunstâncias, experimentar esta estranha sensação de já ter vivenciado o que lhe ocorre, e além disso, também poder relatar (antes de uma observação) quais serão os acontecimentos seguintes que se manifestarão nesta sua experiência.
No entanto, sabe-se que o uso pode mudar o significado das palavras, seja para ampliá-lo, seja para restringi-lo. Embora se possa lamentar algumas dessas mudanças (nos casos em que se gostasse mais do significado primitivo, originário), é preciso ver, nesse processo de mutação semântica, um fator extremamente benéfico e enriquecedor do idioma. Colocando em termos bem concretos: os dicionários engrossam não apenas pelos novos vocábulos que entram no léxico, mas também (e principalmente) pelos novos significados que são acrescidos aos verbetes já existentes. Quando a expressão déjà vu saiu das publicações especializadas em neurologia e psicologia para entrar na imprensa comum, o público, atraído por sua tradução literal ("já visto"), passou a usá-la para designar aquelas situações em que a pessoa tem a sensação de estar vivenciando algo que lhe parece familiar. Pode parecer ironia, mas a expressão que a linguagem técnica associa à estranheza passou, na linguagem usual, a indicar familiaridade. É nesse sentido que escreveu um conhecido comentarista político: "Assistir à instalação na nova CPI trouxe-me uma triste sensação de déjà vu" -, um lamento que equivale à forma popular "eu já vi esse filme".
Dèjá vú também é tema de um filme americano.
Os especialistas reagem contra a limitação do "vu", que restringiria ao mundo do que pode ser "visto", e já soltaram por aí formas paralelas que fariam referência mais específica aos vários tipos de situação: "déjà véanus" ("já vivido"), "déjà lu" ("já lido"), "déjà entendu" ("já ouvido"), "déjà visité" ("já visitado") - o que pode um dia acarretar um "déjà mangé" ("já comido") ou um "déjà bu" ("já bebido").
Explicação científica
O cérebro possui vários tipos de memória, como a memória imediata, responsável, por exemplo, pela capacidade de repetir imediatamente um número de telefone que é dito, e logo em seguida esquecê-los; a memória de curto prazo, que é aquela que dura algumas horas ou dias, mas que pode ser consolidada; e a memória de longo prazo, que dura meses ou até anos, exemplificada pelo aprendizado de uma língua
O déjà vu acontece quando tem uma falha no cérebro, os fatos que estão acontecendo são armazenados diretamente na memória de longo ou médio prazo, sem passar pela memória imediata. Isso nos dá a sensação que o fato já ocorreu
Tipos
De acordo Arthur Funkhouser existem três tipos de déjà vu:
Déjà vécu
Normalmente usado como 'já visto' ou 'já vivido assim,' déjà vécu é descrito em uma citação de David Copperfield de Charles Dickens.
Todos já tivemos alguma vez a experiência de uma sensação, que surge ocasionalmente, de que aquilo que dizemos ou fazemos já o fizemos ou dissemos anteriormente há muito tempo, ou de que já estivemos algures no passado rodeado das mesmas caras, objetos ou circunstâncias, ou de que sabemos perfeitamente o que se vai dizer em seguida como se de repente surgisse da nossa memória.
Quando a maioria das pessoas fala em déjà vu refere-se a situações de déjà vécu. Pesquisas revelaram que cerca de ⅓ de todas as pessoas tiveram experiências destas, mais frequentes e talvez com maior intensidade em pessoas dos 15 aos 25 anos. A experiência está geralmente associada a um evento muito banal, mas é tão forte que é relembrada por muitos anos após ocorrer. Na realidade o que algumas pessoas experimentam é ter sonhado com alguma situação ou lugar ou alguma pessoa e depois de alguns anos se depararem com tais informações e lembrar-se do sonho.
Déjà vécu refere-se a uma ocorrência que envolve mais do que a mera visão, pelo que é incorrecto classificá-lo como "déjà vu". A sensação é muito detalhada, o sentimento é de que tudo é exactamente como foi anteriormente, por isso, as teorias que advogam que a situação teria sido lida previamente ou vivida numa vida anterior são inválidas, uma vez que essas ocorrências nunca poderiam recriar a situação com exactidão seja devido à falta de sentido do envolvimento seja pela presença de um ambiente moderno.
Recentemente, o termo déjà vécu foi usado para descrever sensações muito intensas e persistentes do tipo déjà vu, que occorrem como sintoma de uma perturbação da memória
Déjà senti
Esse fenômeno especifica algo "já sentido". Mas sem o mesmo sentido de déjà vécu, déjà senti é primeiramente ou igualmente exclusivo para um acontecimento mental, sem aspectos precognitivos, e raramente, permanece na memória da pessoa logo depois.
O Dr. John Hughlings Jackson recordou as palavras de um de seus pacientes que sofreu de epilepsia psicomotora num trabalho científico de 1989:
|
O que prende a atenção é o que a prendeu anteriormente, e, com efeito, soa familiar, tendo sido esquecido por algum tempo, sendo agora recuperado com uma ligeira sensação de satisfação como se o tivessemos procurado.... Simultaneamente, ou melhor, logo de seguida estou perfeitamente consciente de que a recordação é ficticia e que não estou no meu estado normal. A recordação inicia-se sempre pela audição da voz de outra pessoa, ou pela verbalização dos meus pensamentos, ou por algo que estou a ler e que verbalizo mentalmente; penso que na fase anormal eu geralmente verbalizo algumas frases simples de reconhecimento como "sim - estou a ver", "claro - já me lembro", etc., mas um ou dois minutos depois não me consigo lembrar nem das palavras nem do pensamento verbalizado que estiveram na origem da recordação. Somente estou firmemente convicto que elas se parecem com o que senti anteriormente sob condições anormais similares. |
|
Déjà visite
Essa sensação é menos comum e envolve um estranho conhecimento de um novo lugar. Quem passa por essa situação, pode conhecer tudo a sua volta em uma cidade que nunca tenha visitado antes. E ao mesmo tempo saber que isso não seria possível.
Sonhos, reencarnação e até uma "viagem fora do corpo" não estão excluídas da lista de possíveis explicações para esse fenômeno. Alguns acreditam que ler um informativo detalhado sobre um lugar pode causar este sentimento quando se visita esse local mais tarde. Dois exemplos famosos dessa situação foram descritos por Nathaniel Hawthorne11 em seu livro Our Old Home e porSir Walter Scott em Guy mannering. Hawthorne reconheceu as ruínas de um castelo na Inglaterra e depois pôde verificar vestígios da sensação em uma peça escrita sobre o castelo porAlexander Pope, dois séculos atrás. C. G. Jung publicou um informativo sobre déjà visité em seu artigo no synchronicity em 1952.
Para diferenciar o dejà visité do dejà vécu, é importante identificar a causa da sensação. Déjà vécu é uma referência a ocorrências e processos temporais. Enquanto déjà visité tem mais ligações a dimensões geográficas e espaciais.
Jamais-vu
Do francês para "nunca visto", a expressão significa explicitamente não recordar ver algo antes . A pessoa sabe que aconteceu antes, mas a experiência faz-se sentir estranha. Descrito frequentemente como o oposto do déjà vu, os jamais vu envolvem uma sensação de medo e a impressão de observador da situação pela primeira vez, apesar de, racionalmente, saber que estiveram na situação antes. Jamais vu é associado às vezes com determinados tipos de amnésia e de epilepsia. Um gracejo velho da internet classificou a este sentimento como o vujà dépresque vu: da língua francesa, significando "quase visto", mas não completamente, recordando algo. Frequentemente muito desorientador e distrativo, o presque vu conduz raramente a uma descoberta real. Frequentemente, alguém que experimente um presque vu dirá que está à beira de uma epifania. Presque vu é muitas vezes referido por pessoas que sofrem de epilepsia ou de outras perturbações cerebrais relacionadas com convulsões, tais como labilidade do lóbulo temporal.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
”Síndrome de Peter Pan”: por que há Homens que se Recusam a Crescer?
Eles se recusam a crescer. São inseguros, imaturos, dependentes, irresponsáveis, têm acessos de raiva e dificuldade em manter um compromisso afetivo. Apesar de não demonstrarem, costumam ter baixa autoestima. São muitos e estão em vários lugares, independentemente de país ou conta bancária. Trinta anos atrás, o psicólogo norte-americano dedicou a eles o livro “The Peter Pan Syndrome: Men Who Have Never Grown Up” (A Síndrome de Peter Pan: Homens que Nunca Crescem, numa tradução livre). No Brasil, publicado simplesmente como “Síndrome de Peter Pan”.
Mas o que é essa síndrome, por que acontece e qual é o papel dos pais? Para o psiquiatra Paulo Gaudêncio, autor de “Men at Work” e “Mudar e Vencer” (ambos da Palavras e Gestos Editora), entre outros livros, as causas são sociais e familiares. “Ninguém fica neurótico por elegância”, diz ele. “Se há homens que entraram nessa, é porque foram levados pela sociedade ou pela família, muitas vezes por ambos”, afirma, lembrando que nas últimas décadas houve uma grande mudança de postura do homem e da mulher diante da sociedade.
Mulheres pós-guerra
A Segunda Guerra Mundial é o maior marco para essa mudança de comportamento, segundo o psiquiatra. Os homens foram lutar, as mulheres se empregaram nas fábricas para manter a família. Logo depois, o sexo feminino começou a frequentar universidades. “As mulheres das classes A e B puseram o coração na carreira e cresceram bastante. Já os homens se acomodaram. Elas passaram a tomar a frente em todas as áreas, inclusive sexualmente. Está tudo muito mais fácil para os homens”, afirma Gaudêncio.
O que provoca um terreno fértil para se tornar um Peter Pan eterno, o garoto da Terra do Nunca que se recusa a crescer, no caso de já existir uma predisposição da personalidade. “Já vi casos de mulheres que compram carro novo e escondem do namorado, para não colocá-lo em posição de inferioridade”, conta.
A família também tem seu papel. A superproteção dos pais, por exemplo, é um dos motivos que podem fazer com que o homem fuja de compromissos na vida adulta, diz Paulo Gaudêncio.
A professora Adriana Marcondes Machado, do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), também lembra que a valorização excessiva da infância, transformando a criança em um pequeno tirano em casa, pode levar a um adulto que não vai ter tolerância alguma com as coisas que vão contra seus desejos. Ou seja, a tirania continua, mas nem sempre o mundo tem a condescendência dos pais.
”Hoje em dia, pais não querem deixar a criança chorar ou se frustrar. A consequência é que elas acabam ficando com pouca capacidade criativa para inventar a vida”, diz a professora Adriana. Ou, como diz a psicoterapeuta Cecília Zylberstajn, as crianças não criam “casca” e acabam não adquirindo habilidades para enfrentar a vida adulta.
“A superproteção gera pessoas mimadas e despreparadas, que acham que o mundo e as pessoas existem para servi-las. Quanto mais a família protege, mais está ajudando o filho a se tornar uma pessoa inapta para o mundo”, diz Cecília. “Para você se tornar adulto, tem de passar, sim, por situações doloridas. Relacionamentos terminam, há contas a pagar, amigos vão embora, rejeições acontecem em várias áreas”, afirma.
Juventude eterna e prazer imediato
Família à parte, a professora Adriana Machado Marcondes também aponta outras causas que contribuem para que o Peter Pan se manifeste na idade adulta: a valorização extrema da juventude, o temor à velhice e a divulgação na mídia de que há certas coisas que precisam ser feitas. “Precisamos viajar, precisamos fazer algo diferente, precisamos de novas experiências. A intensidade do tempo vivido perde terreno para o tempo cronológico”, diz ela.
Já Cecília Zylberstajn lembra que hoje, ainda mais do que quando o livro foi escrito, em 1983, o mundo está ligado a prazeres imediatos e à incapacidade de adiá-los, vinda daí a sensação de que precisamos de mais tempo para fazer tudo o que se espera e a recusa em envelhecer.
O que os pais podem fazer
Os pais desempenham papel fundamental para que o filho se desenvolva emocional e afetivamente. “Eles precisam cortar o cordão umbilical e deixar o filho crescer”, diz Cecília, mas sempre orientando a criança, acompanhando-a em suas dificuldades e mostrando as consequências de seus atos. “Ao decidir mudar de atitude, é preciso deixar claro por que está fazendo isso, para que não soe como abandono e, sim, como possibilidade de crescimento”, diz ela.
Um bom começo é a família fazer com que o filho encare responsabilidades em todos os sentidos, acrescenta o psiquiatra Paulo Gaudêncio. Em primeiro lugar, com os estudos. Depois disso, com a própria subsistência. A partir daí, novas responsabilidades ocorrerão naturalmente.
Fonte: UOL Comportamento
SÍMBOLOS MAÇONICOS I
Agora que entendemos que a Maçonaria está contribuindo para o avanço do vindouro sistema religioso mundial do Falso Profeta e do Anticristo, podemos compreender com mais facilidade como ela foi criada para permitir que homens de todas as religiões possam se unir na adoração. Embora todos adorem e orem ao GADU, cada um sente em seu coração que está adorando aos demônios que estão atrás do seu próprio deus. Agora, depois de um longo tempo, a Maçonaria americana não tem mais ninguém participando que seja de uma religião estranha, de modo que se unem como cristãos, orando aos antigos demônios que estão escondidos atrás do GADU. Quando damos outra rápida olhada nos símbolos maçônicos que vimos no início deste artigo, podemos observar o poder demoníaco que está por trás da Maçonaria. Dê uma boa olhada no símbolo mostrado em seguida.
PENTÁCULO

Encontramos este símbolo em um site de magia wiccana, em uma seção chamada “History of Pentagrams” (História dos Pentáculos)! Aposto que você nunca parou para pensar que o conhecido emblema maçônico fosse um pentáculo demoníaco! Vejamos um pentáculo tradicional para que você tenha um ponto de referência para comparar com o emblema maçônico.
Como pode ver, o emblema maçônico é um pentáculo, faltando apenas a linha na horizontal. No passado, os maçons pretendiam exibir esse emblema publicamente, de modo que eliminaram os traços horizontais para disfarçar o fato que esse símbolo é um pentáculo. No entanto, os pagãos como os wiccanos, não se deixam enganar. Veja a explicação deles sobre o pentáculo maçônico disfarçado:
“Na Maçonaria, o Homem enquanto Microcosmos, estava e está associado com o Pentalfa (pentáculo) de cinco pontas. O símbolo era usado entrelaçado, e em pé para o Mestre da Loja assentado. As propriedades e a estrutura geométricas do Nó Sem Fim foram apreciadas e incorporadas simbolicamente no ângulo de 72 graus do compasso - o emblema maçônico da virtude e do dever” (Ibidem).
Assim sendo, os colegas pagãos, como os magos wiccanos, não têm dificuldades em ver a verdade que a Maçonaria é uma das muitas organizações pagãs no mundo! As figuras não mentem! Além disso, observe a explicação que dão ao emblema da Estrela do Oriente. "O braço feminino da Maçonaria usa a 'Estrela do Oriente' de cinco pontas como emblema. Cada ponta celebra uma heroína da história bíblica". Embora essa figura pareça mostrar dez pontas, a Estrela do Oriente tem realmente apenas cinco pontas, com as outras cinco sendo apenas repetições em ângulos um pouco diferentes. A Maçonaria esforça-se para disfarçar suas verdadeiras origens. Agradecemos aos bruxos wiccanos por terem nos revelado a verdade!
Qual é a importância do pentáculo para os satanistas? Veja como Laura Cabot, uma bruxa de Salém, estado de Massachussetts, responde a essa pergunta. Em seu livro, Power of the Witch: The Earth, the Moon, and the Magical Path to Enligthenmnt [O poder do Feiticeiro: a Terra, a Lua, e o Caminho da Magia para a iluminação, 1889, pg. 90], Laura Cabot diz: “Não é difícil distinguir a Arte do satanismo. Os feiticeiros usam o pentáculo com uma ponta para cima. Os satanistas invertem o pentáculo, deixando-o com uma ponta para baixo…”.
Depois, na página 93, Laura Cabot diz mais sobre o significado do pentáculo para a feitiçaria: “Ele consiste de uma estrela de cinco pontas dentro de um círculo. É o símbolo-chave da Arte. É a mandala do feiticeiro….” [ênfase adicionada].
Realmente, o pentáculo dentro do círculo ou sem o círculo, é o símbolo-chave da feitiçaria! A maçonaria utiliza os dois, abundantemente, tanto o pentagrama “do bem” quanto “do mal”.
OLHO QUE TUDO VÊ

O Olho Que Tudo Vê é um dos símbolos mais importantes do mundo ocultista. Olho pairando sobre uma pirâmide inacabada.
“O Olho Que Tudo Vê tem sua origem no Egito, naqueles mistérios satânicos que Deus julgou fisicamente na época de Moisés, que liderou os israelitas na saída do país pela mão poderosa de Deus. O Olho Que Tudo Vê representa a onisciência de Hórus, o deus-sol” [Magic Symbols, Frederick Goodman, pg 103, livro dos símbolos satânicos].
Como diz um livro maçônico: “Essas considerações nos levam a um tópico interessante, o Olho da Mente, ou Olho de Hórus... e conduzem à idéia do 'Olho Que Tudo Vê'. A meta final perante o neófito egípcio era a iluminação, que é ser 'levado à luz'. A religião do Egito era a religião da luz” [Thomas Milton Stewart, The Symbolism of the Gods of the Egyptians and the Light They Throw on Freemansory, Londres, Inglaterra, Baskerville Press, 1927, pg. 5].
Entretanto, a Maçonaria também retrata esse Olho de Hórus dentro de uma pirâmide. Todos os satanistas amam as pirâmides, porque elas representam a trindade pagã de Satanás, o Anticristo e o Falso Profeta. Eles usam essa figura geométrica de três lados constantemente. Neste símbolo, chamado de Euclides, vemos que o Olho Que Tudo Vê está posicionado acima do tradicional símbolo maçônico do compasso e do esquadro, com a letra "G" no meio. Isso significa que o Olho Que Tudo Vê controla a Maçonaria, o que é exatamente correto.
Uma vez que você compreenda esse conceito, estará bem adiantado na estrada para compreender as raízes da Maçonaria. Essa sociedade secreta é verdadeiramente controlada pelo Olho Que Tudo Vê de Lúcifer.
Esse símbolo do Olho Que Tudo Vê dentro de uma pirâmide foi adotado pelos Illuminati em 1776. [Robert Hieronimus, Ph. D., America's Secret Destiny, pg 59; Nota: Este é um livro de Magia Branca].
Qualquer pessoa que conheça as Escrituras e pense ser um “cristão” deve se sentir agora como se tivesse levado um tapa no rosto! Esse autor maçom acaba de nos dizer que a Luz à qual os maçons constantemente se referem, e rumo à qual devem caminhar constantemente, é a religião de Hórus! Isso é condenável, pois na mitologia egípcia Hórus é Lúcifer [William Schnoebelen, ex-satanista, Maçonaria: Do Outro Lado da Luz].
Você consegue enxergar a blasfêmia quando um cristão que se inicia no primeiro grau é indagado sobre o que busca e ele responde: “Busco a Luz”? Como ele pode dizer isso quando já recebeu toda a Luz em Jesus Cristo? Além disso, ao longo dos diversos graus, requer-se que o maçom afirme que está na escuridão e em busca da Luz. Essa é uma enorme blasfêmia contra Jesus Cristo.
Em 1789, um encontro secreto de membros maçons do Congresso Constituinte aprovou o símbolo, mas declarou que ele deveria sem mantido secreto. Esses membros maçons do Congresso Constituinte temiam que o público em geral reconhecesse esse símbolo como sendo maçônico e o rejeitasse prontamente. Veja, o Reavivamento do Grande Despertar estava em andamento desde meados dos anos 1740, resultando em talvez metade da população das colônias americanas ser formada por cristãos nascidos de novo, uma proporção nunca vista depois.
Os líderes maçons daquele tempo estavam preocupados que os principais líderes cristãos reconhecessem o Olho Que Tudo Vê pairando sobre a pirâmide incompleta como o símbolo luciferiano que ele realmente é. Portanto, eles o esconderam, até 1935, quando os espíritos-guia do presidente Franklin D. Roosevelt e de seu Secretário da Agricultura, Henry Wallace, decretaram que o tempo tinha chegado para o símbolo ser tornado público. Os líderes cristãos não mais conheciam os “estratagemas de Satanás” — isto em 1935. Hoje, os líderes cristãos não somente são ignorantes acerca dos símbolos satânicos, como estão ingenuamente aceitando esses símbolos como se fossem “cristãos”!
A MAÇONARIA RECONHECE QUE ORIGINOU-SE NO LUGAR EM QUE SATANÁS HABITA.

O autor maçom, Albert Churchward que o triangulo apontado para cima é um símbolo de Set, que é um dos nomes infernais de Satanás! [Signs and symbols of Primordial man, Geoge Allen and Co. Ltd., 1913, pg 189, 309 e 471]. Depois o autor maçom, J.S. M. Ward diz: “Com a ponta para cima, o triangulo equilátero representa Shiva, o destruidor, e significa a chama que sobe para cima da pira funerária para os céus. Esse símbolo é familiar pra nós em vários graus, mas notadamente do Décimo Terceiro” [Freemasonry and the Ancient Gods (Maçonaria e os Deuses Antigos), 1921, pg.10-11; também descrito pelos autores maçons William Meyer, The Order of the Eastern Star (A Ordem da W=Estrela do Oriente), pg. 20; Alain Danielou, The Gods of Índia (Os Deuses da Índia), pg. 385].
No ocultismo, Shiva é outro nome para Satanás. Assim, o triângulo com a ponta para cima é um símbolo de Satanás. Talvez por isso a pirâmide seja um símbolo tão importante para os maçons. Este símbolo na figura acima existe no verso da nota de um dólar americano, conforme já vimos anteriormente.
Este símbolo contem dois triângulos: a pirâmide propriamente e o Olho Que Tudo Vê de Hórus (ou de Osíris). Os ocultistas sabem que tanto Hórus quanto Osíris são nomes alternativos para Satanás. Temos mais uma prova, dos lábios e da pena de autores maçons, que a Maçonaria adora Satanás. Assim, podemos agora voltar à afirmação ocultista inicial que o triângulo com uma ponta para cima é chamada de Triangulo da Deidade; mas agora sabemos a qual deidade eles etsão adorando, em suas próprias palavras.
Os autores maçons dizem que adoram Lúcifer de outra forma ainda. Lynn Perkins, diz que “Shambala tem uma relação com as origens antigas da maçonaria e sobre seu futuro na vindoura Era de Aquários…” [Massonry in the New Age (maçonaria na Nova Era), pg. 56]. Em seguida, nas páginas 55-56, ele diz que o maçom da atualidade não tem a menor idéia que a maçonaria venha dessa origem esotérica tão antiga! Logicamente, poucos maçons atualmente, ou em qualquer época, compreendem que sua amada organização tenha suas raízes no satanismo. Quando Perkins disse que a maçonaria tinha origem em Shambala, ele simplesmente a identificou como satânica. Alice Bailey, escrevendo por meio de seu espírito-guia, mestre D. K., disse que Shambala é o lugar mitológico onde o ‘Senhor do Mundo”, Satat Kumara, ou shiva, habita” [Discipleship in the New Age (discipulado na Nova Era), Lucis/Lúcifer Publishing, 1995, pg. 135-136].
Assim, o autor maçom Perkins, acabou de admitir que a maçonaria originou-se no lugar onde shiva (Satanás) habita! Como a Bíblia diz clara e enfaticamente que a habitação de Satanás é nos ares, podemos ver que a maçonaria admite que origem é satânica.
No entanto os autores maçons admitem enfaticamente que sua organização é do inferno. Veja o que Manly P. Hall, maçom de grau 33, K. T., escreveu em seu livro initiades of the flame [iniciados da chama]: “Aqueles que seguem o caminho da fé (ou o coração) usam a água e são conhecidos como filhos de set, enquanto aqueles que seguem o caminho da mente e da ação são os filhos de Caim, que foi o filho de SAMAEL, o Espírito do Fogo. Hoje, encontramos os últimos entre os alquimistas, os filósofos herméticos, os rosa-cruzes e os maçons” [pg. 20].
Hall coloca a maçonaria no círculo dos condenados – os Filhos de Caim, que se rebelaram contra Deus; os alquimistas são conhecidos como bruxos, praticantes de magia negra e adoradores de Satanás, e os rosas cruzes profanam a preciosa cruz de Jesus Cristo com o pentáculos e hexagramas de uma maneira que enoja qualquer cristão.
No entanto, a principal revelação de Hall é que a Maçonaria é filha de Samael. Não confunda com o nome do profeta bíblico Samuel. Samael é um dos nomes de Satanás! Na verdade, a autora da Casa da Teosofia, escrevendo sob influência de seu espírito-guia, um demônio chamado mestre D. K. – identifica Samael como Satanás! [Helena Blavastsky, The Secret Doctrine (A doutrina secreta), pg. 378]. Na verdade os satanistas têm um símbolo para Samael.
Samael-anjo. Segundo a etimologia, Samael significa Veneno (sam) de deus (el). Também é chamado de acusador, sedutor, deus-cego e destruidor. Na Cabala os 7 Anjos que estão diante do Trono de Deus (como mencionados no Apocalipse de São João) são representações dos Poderes Divinos. Tais poderes cósmicos podem ser polarizados tanto positiva quanto negativamente dentro do ser humano. A Polaridade negativa da energia cósmica de Samael é simbolizada por um anjo caído, cuja consorte é Lilith.
Na tradição cristã gnóstica, Samael é o terceiro nome do demônio Demiurgo cujos outros nomes são: Yaldabaoth e Saclas. É neste contexto que o seu nome significa “deus-cego”. É retratado por uma serpente com rosto de leão e é filho do eon Sophia contra a qual se rebela. No livro entitulado “As Origens do Mundo” que faz parte da mesma biblioteca, Samael também é chamado de Ariael.
Segundo a Bíblia, Samael era Lúcifer o Arcanjo (Lucifer = Anjo de Luz), o anjo que estava mais próximo de Deus. Ao querer usurpar o trono de Deus fazendo-se igual a ELE, reuniu um terço das milícias celestes e travou uma batalha com as hostes angélicas fiéis, sendo precipitado pelo arcanjo Miguel (cujo nome significa “Quem é como Deus?”) no Hades (Inferno). Enquanto caia no tártaro, Miguel e os anjos fiéis bradaram: Samael! Samael! Samael! aludindo a queda daquele que desejava ser como Deus mas havia se transformado em Satanás [Samael (anjo) Wikipédia, a enciclopédia livre pt.wikipedia.org/wiki/Samael_(anjo)].
Assim, os autores estão admitindo que a maçonaria é o pior tipo de satanismo de magia negra possível!


COMPASSO/ESQUADRO MAÇÔNICO COM O "G" NO CENTRO
O compasso maçônico com o “G” no meio é provavelmente o mais famoso símbolo maçônico conhecido. Até mesmo as pessoas que não estão familiarizadas com a Maçonaria reconhecem esse símbolo como representação da loja.
O que esse símbolo significa? A maioria dos escritos maçônicos lhe dirá que o compasso mede o progresso que um maçom está fazendo em sua vida, conforme ele continua a aprender sua arte e se esforça para ser mais perfeito [Bacon Masonry, George V. Tudhope, pg 43]. Entretanto, já que Albert Pike afirmou enfaticamente que o maçom iniciado deve ser enganado para que apenas pense que compreende o significado [Morals and Dogma, Albert Pike, pg 103-4, Terceiro Grau], devemos buscar mais profundamente o significado verdadeiro. Iremos aos níveis mais profundos de significado desse símbolo neste artigo.
O que o “G” representa? Novamente, a Maçonaria tem tanto uma explicação superficial quanto uma profunda. Veja a explicação superficial:
“Ao estudar as obras de Francis Bacon, descobre-se que o esquadro está relacionado de forma tão próxima à letra 'G' e à geometria da Maçonaria que esses elementos dificilmente serão separados completamente. O esquadro era usado pelos antigos antes dos tempos de Pitágoras como símbolo de um método para encontrar as verdades. A letra 'G', o esquadro, o compasso e o 47º Problema de Euclídes não eram apenas emblemas, mas a própria base sobre a qual a superestrutura da Maçonaria foi erigida. Muitos pesquisadores concordam que a letra 'G', como um símbolo maçônico, não entrou na Maçonaria antes dos tempos de Bacon” (Bacon Masonry, pg. 45).
Essa explicação nos fala sobre a importância do Compasso com a letra “G” no meio; sobre esse símbolo, toda a Maçonaria está construída — portanto, esse símbolo forma a base da Maçonaria! Uma vez que esse símbolo é tão importante, precisamos ir ao nível mais profundo de significado, tendo em mente a afirmação de Pike de que os iniciados na Maçonaria devem ser enganados no início sobre o verdadeiro significado dos símbolos da Maçonaria.
O ex-satanista Bill Schnoebelen revela que o significado mais profundo da letra “G” significa “Geração”, isto é, o “poder gerador” do falo masculino, uma vez que o esperma que ejacula desse órgão “gera” a vida humana [Maçonaria: Do Outro Lado da Luz]. O quê, você pergunta, isso é impossível? Permita-nos retornar ao livro citado acima, do autor maçom George V. Tudhope. Leia atentamente conforme ele aborda o significado mais profundo da letra “G”, do esquadro e do compasso, na sentença imediatamente após a citada acima, na página 45, onde fala da importância da letra “G”, do esquadro e do compasso.
“Se deixarmos o lado vertical do esquadro representar o macho, ou o poder gerador, e o lado horizontal do esquadro representar a fêmea, ou poder de concepção, então o resultado desses dois princípios deve ser considerado o produto dos dois, representado pela hipotenusa do esquadro” [Bacon Masonry, pg. 45].
Portanto, Bill Schnoebelen está completamente correto: a letra “G” significa o “poder gerador” do sexo, enquanto as duas partes do esquadro representam os órgãos sexuais do macho e da fêmea, e a hipotenusa representa a criança concebida! Quão importante é o princípio da “geração” para os rosa-cruzes? Veja Manly P. Hall, o mais importante maçom da modernidade:
“Devido ao significado fálico de seus símbolos, tanto os rosa-cruzes quanto os templários foram falsamente acusados de praticar ritos obscenos em suas cerimônias secretas. Uma vez que a geração é a chave da existência material, é natural que a Fraternidade da R. C. adotasse como seus símbolos característicos aqueles que exemplificassem os processos reprodutivos. A regeneração é a chave da existência espiritual...” [Manly P. Hall, The Secret Teachings of All Ages, pg CXLIV].
Esses pagãos realmente acreditam que os “processos regenerativos” físicos que o Deus Todo-Poderoso criou para perpetuar a raça humana são a chave para viver espiritualmente pela eternidade! Eles adoram o sexo e dependem dele para alcançar o céu!
Finalmente, você percebeu que o compasso maçônico com o esquadro está realmente baseado no símbolo mais maligno de toda a Magia Negra — a estrela de seis pontas?
O historiador John J. Robinson revela em seu livro, Born In Blood: The Lost Secrets of Freemasonry, que o compasso maçônico não é nada mais do que asqueroso hexagrama satânico com algumas partes fundamentais removidas! Como Robinson mostra graficamente, os maçons começaram na extrema esquerda com um hexagrama completamente formado, o mais maligno símbolo da bruxaria. Em seguida, eles removeram a barra horizontal de cada um dos triângulos intercalados. Depois, estilizaram o triângulo superior, tornando-o um compasso, enquanto similarmente estilizaram o triângulo inferior, tornando-o um esquadro. Finalmente, colocaram o “G” no meio. O centro, assim como o princípio, da letra “G” é um hexagrama satânico.
A forma secreta em que o desenho do compasso e do esquadro maçônico realmente se baseou é um dos aspectos mais revoltantes da Maçonaria. Muito embora essa sociedade secreta declare ser “cristã”, tenha muitos maçons ocupando os púlpitos das igrejas através de seus líderes ignorantes. A Maçonaria repetidamente prova que é profundamente satânica. Jesus alertou corretamente sobre a enganação espiritual sem paralelos no fim dos tempos (Mateus 24.24).
A intenção de representar um hexagrama ao se cruzar o compasso com a régua é bastante óbvia. Isto também pode ser feito cruzando-se uma infinidade de outros objetos, como garfos e facas, por exemplo, como é o caso da figura à direita, também oficialmente maçônica, a qual é utilizada em festividades maçônicas (encontros anuais da organização seguidos de refeições e outras celebrações). E por que omitir o hexagrama e substituí-lo por um compasso e uma régua nas lojas maçônicas? Pelo fato de existirem muitos judeus maçons, trata-se de uma mera camuflagem do hexagrama com a finalidade de não comprometer nem a religião judaica e nem o estado judeu, oficialmente representado por um hexagrama, chamado de Magen Davi (Estrela de Davi). Este hexagrama também é chamado de Selo de Salomão, e podemos vê-lo, com a mesma serpente circular, na figura abaixo:




UM SÍMBOLO MUITO MALIGNO
Antes de deixarmos o assunto do emblema maçônico do esquadro e do compasso, quero lhe mostrar um símbolo particularmente maligno, que mostra o esquadro e o compasso. Esta cena retrata várias imagens inegavelmente satânicas, vinculadas com o emblema maçônico, também conhecido como esquadro e compasso. Primeiro, observe a estrela de seis pontas no lado esquerdo da figura. Lembre-se, a estrela de seis pontas é o mais maligno de todos os símbolos de Magia Negra. Os bruxos a usam há anos para lançar maldições sobre as pessoas; muitas pessoas já morreram nos últimos milhares de anos por terem recebido essas maldições. Segundo, observe o sol nessa figura. Exatamente como os egípcios faziam nos dias quando Deus os amaldiçoou e à religião deles, os maçons adoram o sol em geral, e o deus egípcio do sol, Rá, em particular. Finalmente, observe que a ponta pontiaguda do esquadro está perfurando profundamente a Bíblia Sagrada. Como o autor cristão Ralph Epperson prova em seu livro Masonry: Conspiracy Agaist Christianity, o segredo número um da Maçonaria não é que eles adoram Satanás/Lúcifer; ao contrário, o segredo número um é que eles planejam erradicar completamente o cristianismo, em cumprimento às profecias do fim dos tempos! Esse símbolo capta perfeitamente esse objetivo.
A LENDA DO FÊNIX E OS OBJETIVOS DE SATANÁS PARA A MAÇONARIA
Se a Maçonaria fosse, apenas e tão somente, uma entidade filosófica e filantrópica, como nos desejam fazer acreditar, qual poderia ser o significado deste símbolo utilizado pela Loja Maçônica Fênix de Brasília, e por que ali está escrito: PODER?
Além de ser um símbolo bastante comprometedor para a Maçonaria (isto sem falar no vocábulo “poder”, ali muito bem estampado), veja que a organização, em seu site, cita nada menos do que Helena Petrovna Blavatsky, uma bruxa satanista e assumidamente anticristo, a fim de explicar o significado do Fênix!
Vejamos o que ali publicaram:
“No Glossário Teosófico (Editora Ground) Helena Petrovna Blavatsky descreve a Fênix como uma ave fabulosa, do tamanho de uma águia, que, depois de uma longa vida, consumia-se a si própria através do fogo e renascia de suas próprias cinzas. É o símbolo da ressurreição na Eternidade, na qual a Noite segue-se ao Dia e o Dia à Noite; alusão aos ciclos periódicos da ressurreição cósmica e reencarnação humana. A Fênix vive mil anos, em cujo término, acendendo um fogo flamejante, consome-se a si própria. Após renascer de suas próprias cinzas, vive outros mil anos, e assim até sete vezes sete” (Loja Fênix de Brasília acesso daí 06/03/2009 - http://www.lojafenix.org.br/).
A lenda da tal ave Fênix é frequentemente citada em sites maçons, iniciáticos, ocultistas e satanistas, e alude à ascensão de Satanás ao domínio do mundo através da Besta. Para os ocultistas significa uma nova era quando a humanidade se unirá ao cosmos e cada um será um deus dentro deste contexto absurdo e completamente antibíblico. Para a elite das sociedades secretas do mundo será a hora de um novo domínio político e econômico sem precedentes, liderados e guiados por um líder mundial. Em outras palavras, a Maçonaria trabalha, em todo mundo, por uma causa, a causa de seu fundador, o diabo: O Estabelecimento do Império da Besta, ideologicamente chamado de A Nova Ordem Mundial.
Expulso do céu, condenado ao tormento sem fim, Lúcifer não demonstra sinais de arrependimento, e nem mesmo poderia, visto estar, eternamente, alienado de toda e qualquer bondade, misericórdia, amor e justiça. O que o move e impulsiona é o ódio contra Deus e contra os seres humanos. E como já dito anteriormente, possui um pensamento obsessivo e obstinado desejando ser cultuado e adorado. Seus princípios de governo são todos injustos, cruéis e ditatoriais, o que pode ser visto analisando-se a história da humanidade com suas incontáveis civilizações pagãs, idólatras e promotoras de injustiças.
Há criminosos que, mesmo cercados por policiais armados, sem nenhuma chance de escapar, morrem disparando contra os outros, cheios de ódio, de cólera e de rancor.
“Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta” (Apocalipse 12.10-12).
Em um último movimento em sua rebelião contra Deus, antes de ser lançado na Geena eterna, Satanás estabelecerá o império pagão e anticristo da Besta, será adorado no mundo inteiro e arvorará seu último troféu de guerra: Uma multidão de seres humanos marcados nas frontes com uma marca que significará a rendição dessas pessoas aos domínios do Príncipe das Trevas. Essa multidão de perdidos significará para ele seu último grito de ódio e de protesto contra Deus. É algo assustadoramente triste, pois esses seres humanos serão lançados no mesmo lugar que está preparado para o diabo e seus anjos: O Lago do Fogo.
“Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças e, sobre os chifres, dez diademas e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia. A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés como de urso e boca como de leão. E deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade. Então, vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta; e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta; também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela? Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses; e abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu. Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação; e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Se alguém tem ouvidos, ouça” (Apocalipse 13.1-9).
“A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome. Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis” (Ap 13.16-18).
“Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome. Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap 14.9-12).
Assim como no exemplo do criminoso que morre disparando contra os policiais, também Satanás não se renderá quando chegar a sua hora. Antes, reunirá os exércitos da Besta, enganando-os e incitando-os contra Deus, e este será o último momento da rebelião contra o Criador, e isto acontecerá na batalha que a Bíblia chama de ARMAGEDOM.
“Derramou o sexto a sua taça sobre o grande rio Eufrates, cujas águas secaram, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do lado do nascimento do sol. Então, vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso. (Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.) Então, os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom” (Ap 16.12-16).
“Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu. O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos” (Ap 20.7-10).
A Bíblia e a Maçonaria são opostas entre si e eternamente inconciliáveis !
A Maçonaria é uma organização iniciática, ocultista e completamente satânica! A Maçonaria se infiltrou na política brasileira, e continua infiltrada, e nenhuma nação da Terra pode ser beneficiada por uma organização filha do Inferno! Muito pelo contrário! O deus da Maçonaria não é o DEUS da Bíblia ! O deus da Maçonaria é o diabo!
Impossível ser Cristão e Maçom ao mesmo tempo! Mais cedo ou mais tarde, a escolha terá de ser feita, e significará o Céu ou o Inferno, respectivamente.
O OBELISCO
O obelisco é um símbolo usado nas Lojas Maçônicas. É utilizado pelos maçons, segundo um autor de Maçonaria, como símbolo para representar o sexo [Haywood, quoted above, p. 206-7 and Rollin C. Blackmer, The Lodge and the Craft: A Practical Explanation of the Work of Freemasonry, pg. 94].
Embora a maioria das pessoas não tenha a menor idéia do que esse monumento realmente é, um ocultista sabe prontamente que se trata de um asqueroso obelisco que veio direto dos mistérios egípcios.
Todos os pagãos preferem adorar a criatura no lugar do Criador (Romanos 1.25); assim sendo, todos os grupos pagãos do mundo adoram o ato sexual. O satanismo, a Maçonaria e o Vaticano absolutamente amam o obelisco.
Os egípcios criaram o obelisco, acreditando que o espírito do deus-sol “Rá” habitava nele. [H. L. Hayward, Symbolic Masonry: An Interpretation of the Three Degrees, Washington DC, Masonic Service Association of the United States, 1923, pg 207; 'Two Pillars' Short Talk Bulletin, setembro, 1935, vol 13, no 9; Charles Clyde Hunt, Some Thoughts On Masonic Symbolism, Macoy Publishing and Masonic Supply Company, 1930, pg 101].
Os satanistas — e os maçons invisíveis — também retratam o obelisco como o órgão masculino ereto. Um autor luciferiano escreve que “... o linga [o falo masculino] era um pilar vertical” [ W. Wynn Wescott, Numbers: Their Occult Power and Mystic Virtues, Theosophical Publishing Society, 1902, pg 33]. Um autor maçom admite que esses pilares do obelisco eram usados para representar o sexo [Haywood, citado acima, pg. 206-7 e Rollin C. Blackmer, The Lodge and the Craft: A Pratical Explanation of the Work of Freemasonry, St. Louis, The Standard Masonic Publishing Co, 1923, pg. 24].
“Em Our Phallic Heritage (Nossa Herança Fálica), somos informados que 'todos os pilares ou colunas originalmente tinham um significado fálico e eram, portanto, considerados sagrados'. Pã, o deus-bode e deus da sensualidade, era frequentemente representado por um obelisco.
A palavra 'obelisco' literalmente significa 'vara de Baal' ou o órgão reprodutor de Baal. Isso deveria ser especialmente chocante quando percebemos que os EUA têm um obelisco gigante na capital do país conhecido como Monumento a Washington” [Dra. Cathy Burns, Masonic and Occult Symbols Illustrated, pg 341; ênfase no original].
Veja o que Albert Pike disse a respeito dos obeliscos: “Daí a importância do falo, ou de seu substituto inofensivo, o obelisco, erguido como um emblema da ressurreição pelo túmulo da Deidade enterrada...” [Moral and Dogma, pg. 393]. Agora, você sabe qual é a explicação para os obeliscos nos túmulos dos maçons, pois é “um emblema da ressurreição da Deidade enterrada”; o maçom que faz parte da sociedade invisível acredita que está se transformando em um deus ao longo de sua vida, de modo que o obelisco em seu túmulo é simplesmente a manifestação visível dessa crença.
Os obeliscos foram criados originalmente pelos Mistérios Egípcios, e são mencionados na Bíblia. Veja:
“...o rei Jeú disse aos guardas e aos capitães: Entrai, feri-os, que nenhum escape. Feriram-nos ao fio da espada; e os da guarda e os capitães os lançaram fora e penetraram no mais interior da casa de Baal, e tiraram as colunas que estavam na casa de Baal, e as queimaram. Também quebraram a própria coluna de Baal, e derrubaram a casa de Baal, e a transformaram em latrinas até o dia de hoje. Assim exterminou Jeú de Israel a Baal” (2º Reis 10.25-28).
O Deus Todo-Poderoso ordenou que os obeliscos satânicos fossem queimados, mas somente após o rei Jeú executar os adoradores do obelisco, também conhecidos como adoradores de Baal. Assim, a Maçonaria invisível dedica-se à adoração aos obeliscos, que foi punida por Deus com a pena de morte. Tenha isso em mente na próxima vez que você contemplar o obelisco no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, ou qualquer outro, como na cidade de Washington, ou na Praça de São Pedro, em Roma!
SEXO NO OBELISCO DENTRO DE UM CÍRCULO





Agora você pergunta, “O que esse símbolo tem que ver com a Igreja Católica Romana?” Observe atentamente as duas gravuras ao lado. Na Figura 2, você vê a parte frontal de Igreja Católica Romana na cidade Attleboro, mas com certeza, também poderá observar isso em muitos outros templos católicos. No meio do edifício, no alto, entre as duas colunas, está a Roda das Oito Etapas para a Iluminação! Neste ponto, você pode dizer, “Mas isso é apenas uma coincidência! Não significa que a Igreja Católica pratique satanismo”.
Então, explique-me por que os vitrais acima das três portas formam um '666'! Olhe atentamente para os vitrais circulares acima de cada porta. Esses vitrais lembram a roda das oito etapas, com a diferença que contêm somente seis pontos. Portanto, há um '6' acima de cada porta, formando '666' na parte frontal do edifício.
Olhe agora com atenção para a vista aérea da Basílica de São Pedro [Próxima Figura], tirada de uma revista de turismo italiana. Observe atentamente a grande área livre no primeiro plano da foto. Consegue ver que esse círculo é a mesma Roda das Oito Etapas para a Iluminação? As multidões de fiéis católicos não têm a menor ideia que estão se ajoelhando diante da Cruz Vergada, o símbolo do Anticristo, e aqueles que visitam o Vaticano para ouvir alguma preleção do papa ficam em pé no meio da Roda Satânica das Oito Etapas!
O obelisco é o maior e o mais comum símbolo fálico no paganismo. Você sabe como o satanista simboliza mais comumente o ato sexual? Ele coloca o falo no meio da satânica Roda das Oito Etapas para a Iluminação! Agora, você ficará absolutamente chocado quando eu lhe mostrar a mais famosa ocorrência dessa representação da relação sexual - o símbolo fálico do obelisco no meio da Roda das Oito Etapas para a Iluminação.
A mais famosa representação da relação sexual no mundo inteiro encontra-se na Cidade do Vaticano, na Praça de São Pedro, de onde o papa fala regularmente para os fiéis católicos.
Agora, observe o monumento vertical no centro do círculo. Você sabe o que é? É um obelisco. O obelisco mais conhecido do mundo é o Monumento de Washington, na capital norte-americana. O obelisco foi criado pelos egípcios durante o tempo de esplendor da sua civilização. Um dos maiores obeliscos foi criado e dado como um presente a Cleópatra, rainha do Egito, no primeiro século antes de Cristo.
“Os egípcios desenvolveram os meios de colocar esses enormes blocos de granito diretamente em um pedestal cúbico que tinha que estar absolutamente alinhado para que o obelisco ficasse na vertical...”. No entanto, os primeiros obeliscos podem ter sido criados no século XVI A.C.
Mas, o que são os obeliscos e a que se destinam? O autor de Nova Era Peter Thomkins descobriu a resposta. Pesquisando o assunto, ele “encontrou o mundo escuro da feitiçaria, do vodu, da demonologia, e os recônditos ocultos da mente humana”. Em outras palavras, esse autor de Magia Branca descobriu que os obeliscos representavam o mundo do praticante da Magia Negra!! O propósito do obelisco era adorar o antigo deus egípcio do Sol, chamado Rá. [19]. “O obelisco em Heliópolis é o mais antigo que existe no Egito. Com vinte metros de altura, pesa 121 toneladas... Heliópolis, como seu Templo do Sol, seus 13.000 sacerdotes cantando mantras diante de um enorme espelho de ouro polido, o falcão sagrado na gaiola de ouro, o bezerro sagrado Mnevis, era o grande centro tecnológico do antigo Egito” [20].
Lembra-se do antigo deus do Sol, Rá? Em Êxodo 10:21-23 vemos que Deus fez cair densas trevas sobre toda a terra do Egito, para demonstrar que era mais poderoso que o reverenciado deus do sol, Rá. As trevas que cobriram o Egito foram tão intensas que as pessoas não podiam sair de suas casas. Essa praga durou três dias. No entanto, nas moradias dos israelitas, a luz natural brilhava!
Na Bíblia, vemos o obelisco sendo usado na adoração a Baal. Deus ordenou a reis justos que matassem os sacerdotes de Baal e destruíssem seus obeliscos. Veja a passagem em que Deus destruiu esses obeliscos:
“E tiraram as colunas da casa de Baal, e as queimaram. Também quebraram a própria coluna de Baal, e derrubaram a casa de Baal, e a transformaram em latrinas até ao dia de hoje. Assim Jeú exterminou de Israel a Baal” (2º Reis 10.26-28).
Aqui vemos o juízo de Deus cair contra a casa de Acabe. Jeú, o novo rei, atuando sob as ordens de Deus, começou a erradicar a adoração a Baal de Israel. O Comentário Bíblico Amplificado observa que essas “colunas” que foram destruídas da casa de Baal eram obeliscos!
Deus ordenou que Jeú quebrasse os obeliscos de adoração a Baal e destruisse todas as outras coisas associadas com essa adoração. Os maçons também reverenciam a Baal, e a todos os deuses egípcios nos quais a adoração aos obeliscos estava fundamentada! Isso lhe dá uma indicação do resultado final da Maçonaria, provocando continuamente assim a ira de Deus? No tempo devido, ela receberá o mesmo julgamento que vemos aqui.
“Israel é vide luxuriante, que dá o fruto; segundo a abundância do seu fruto, assim multiplicou os altares; quanto melhor a terra, tanto mais colunas fizeram. O seu coração é falso; por isso serão culpados; o SENHOR quebrará os seus altares, e deitará abaixo as colunas” (Oséias 10:1-2).
Acho interessante que Deus menciona o coração falso (dividido, em outra tradução) que os israelitas possuíam por causa da adoração a Baal e aos outros deuses cuja adoração envolvia a utilização dos obeliscos. Seria essa a razão de maçons terem criado a Águia Bicéfala como um de seus principais símbolos? Lembre-se também que as Escrituras dizem, “Um homem de ânimo dobre é inconstante em todos os seus caminhos” (Tiago 1.8).
Os satanistas do Egito acreditavam que o espírito do deus sol, Rá, habitava nos obeliscos. Portanto, os seguidores dessa religião egípcia adoravam o espírito de Rá. Eles deviam olhar para um obelisco de preferência três vezes por dia. A adoração aos deus sol foi preservada nas sociedades secretas até o dia de hoje, e os adoradores “olham para o obelisco diariamente!”
Após o declínio da civilização egípcia, os pagãos na Europa começaram a adquirir vários obeliscos e a transplantá-los em várias cidades europeias. “Os romanos levaram vários obeliscos do Egito, para serem erguidos em diversas cidades da península italiana”. Por exemplo, o imperador Augusto, transplantou um obelisco gigante para Roma, colocando-o no Circo Romano.
Depois, quando o Império Romano se desintegrou, a Igreja Católica começou a crescer em poder e influência até que assumiu total poder, tanto espiritual quanto político. O Vaticano adquiriu então um antigo obelisco egípcios e transplantou-o para a praça da Basílica de São Pedro. Portanto, sempre que o papa aparece para falar à multidão de fiéis reunidos na praça, ele olha de frente para o obelisco, exatamente como um bom pagão faria.
Assim, vemos que a Igreja Católica Romana utiliza dois símbolos satânicos na Basílica de São Pedro, o obelisco e a Roda das Oito Etapas para a Iluminação. Os satanistas sabem bem o significado desse posicionamento do obelisco. Eles adoram a deusa da fertilidade e o deus chifrudo. “Uma Análise de Halloween, Por Meio do Prisma da Nova Ordem Mundial”, vemos que os satanistas celebram um sabá em 21 de março, como a ascendência da deusa da luz sobre as trevas do deus chifrudo. Depois, em 21 de setembro, celebram a ascendência das trevas do deus chifrudo sobre a deusa da luz. Em ambos esses sabás, conhecidos como Equinócio da Primavera e Equinócio de Outono, respectivamente, o dia está em “equilíbrio”, tendo a mesma duração para o dia e para a noite. Os satanistas realmente adoram o “equilíbrio” na natureza, o princípio masculino e feminino. Eles regularmente praticam sexo como a cerimônia que celebra esse “equilíbrio” na natureza. O sexo é adorado!
Um dos principais símbolos do princípio masculino é o obelisco e um dos principais símbolos do princípio feminino é o círculo, que simboliza a vulva. Portanto, os satanistas ilustram a cópula sexual colocando um obelisco (um símbolo fálico) dentro de um círculo!! É exatamente isso que está ilustrado aqui na Basílica de São Pedro. O sexo é representado pelo obelisco colocado exatamente no centro da Roda das Oito Etapas para a Iluminação!
E os fiéis católicos de todo o mundo não têm a menor ideia do que sua igreja vem fazendo todos esses anos. Há vários séculos que a Igreja de Roma incorpora muitas práticas pagãs em suas doutrinas, rituais e símbolos, e simplesmente lhes dá nomes cristãos. Mas agora, no fim dos tempos, os eventos estão formando um círculo completo: Satanás manobrou a Igreja Católica e o papa para uma posição que onde ele está se preparando para assumir o manto de líder espiritual no Reino do Anticristo, conhecido como Nova Ordem Mundial.
Verdadeiramente Jesus estava correto quando advertiu que uma das principais marcas características do fim dos tempos será o engano espiritual. Esse engano não terá nada similar na história. Estas foram as palavras de Jesus: “Porque haverão falsos cristos e falsos profetas, que operarão grandes sinais e maravilhas e, se possível, enganarão até os escolhidos”.
Não se deixe enganar! Se é um católico romano, sua alma é muito preciosa e Jesus Cristo morreu na cruz por você. Agora, chegou a hora de sair desse “paganismo cristão”, de arrepender-se de seus pecados e confessá-los diretamente a Deus, aceitando o DOM GRATUITO da Salvação e o perdão pelos seus pecados. Confie somente em Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor. Esta é a simples verdade do evangelho.
Caso contrário, em breve chegará o tempo em que você verá o papa assentado ao lado do Cristo da Nova Era [o Anticristo], exibindo os mesmos poderes ocultos e operando os mesmos sinais e maravilhas, exercendo o papel do Falso Profeta que é descrito em Apocalipse 13. O papa incentivará todos os católicos e todos os habitantes do mundo a adorar o Anticristo. Logo após esse evento terrível, o Falso Profeta fará com que todos declarem sua lealdade ao Anticristo, e como sinal dessa lealdade, recebam uma marca eletrônica na mão direita ou na fronte, em cumprimento direto de Apocalipse 13.16-18. Fique advertido de antemão que todos os que receberem essa marca estarão condenados para sempre e serão lançados no lago de fogo! (Apocalipse 14.9-11).
Não se engane. A batalha espiritual está crescendo e agora podemos ver claramente o papel que a Igreja Romana e seu papa exercerão no fim dos tempos.
Da próxima vez que vir um obelisco na sua organização maçônica, você saberá que está olhando para um dos objetos supremos de adoração a Baal, por causa do qual Deus, mais tarde, destruiu Israel. Você também está tolerando um símbolo satânico do ato sexual. Um pastor fundamentalista chegou a permitir que um boletim dominical que continha uma gravura do Monumento a Washington fosse usado no culto da manhã na igreja, por não estar familiarizado com o verdadeiro significado do obelisco. Paulo afirmou, de fato, que estava ciente dos “ardis de Satanás” (2ª Coríntios 2.11). Os pastores padres e professores de hoje estão lamentavelmente ignorantes dos ardis do Maligno, muito embora estejamos vivendo em uma era em que a atividade demoníaca atingiu níveis altíssimos, conforme Satanás pressiona seus líderes humanos para completarem os preparativos para que o Anticristo possa aparecer.
Os pregadores são simplesmente ignorantes! Entretanto, esses pastores devem estar cientes da doutrina bíblica que afirma que a ignorância não será desculpa quando Jesus nos confrontar no dia da recompensa (1ª Coríntios 3.10-15).
A própria presença desse obelisco satânico (Monumento a Washington) na capital dos EUA deveria nos dizer tudo o que precisamos saber sobre a herança profana dos EUA, a outra face da moeda da herança piedosa da nação.
A própria presença desse obelisco satânico (Monumento a Washington) na capital dos EUA deveria nos dizer tudo o que precisamos saber sobre a herança profana dos EUA, a outra face da moeda da herança piedosa da nação.
CÍRCULO POLAR ÁRTICO — CONOTAÇÃO SEXUAL DO CÍRCULO NA MAÇONARIA E TODOS OS DEMAIS SISTEMAS OCULTISTAS
A Maçonaria e outras organizações ocultistas atribuem um significado mais profundo ao ponto dentro de um círculo: ele representa o intercurso heterossexual! Por que você ficaria surpreso, já que tanto daquilo que a Maçonaria e outros ocultistas adoram gira em torno do sexo? Veja:
“Albert Churchward, um maçom, diz que: 'O ponto dentro de um círculo é um dos sinais hieróglifos do deus-sol Rá. O ponto dentro do círculo representa outros deuses em outras mitologias. Na Índia, o ponto ou o ponto dentro do círculo representa XIVA e na mitologia egípcia representa HÓRUS, ou OSÍRIS. Os druidas usavam o ponto dentro do círculo como emblema do seu Deus Supremo ODIN, o ponto dentro do círculo tem uma conotação sexual”.
“Em um Short Talk Bulletin intitulado 'Ponto Dentro do Círculo' que deveria ser lido nos encontros da Loja. Esse símbolo está conectado com a ADORAÇÃO AO SOL.
Acreditava-se na Índia que no dilúvio geral tudo foi envolvido na destruição comum exceto os princípios masculino e feminino, ou os ÓRGÃOS DE GERAÇÃO, que eram destinados a produzir uma nova raça e repovoar a terra. O princípio feminino, simbolizado pela lua, assumiu a forma de uma luneta ou crescente, ao passo que o princípio masculino, simbolizado pelo sol, assumiu a forma do linga (ou falo) e se colocou ereto no centro da luneta, como o mastro de um navio. A interpretação indiana faz do PONTO o PRINCÍPIO MASCULINO e do CÍRCULO O PRINCÍPIO FEMININO; o ponto se tornou o sol e o círculo o sistema solar...” [Dra. Cathy Burns, Masonic and Occult Symbols Illustrated, pg 28-29; ênfase no original].
Os Illuminati sempre usaram um ponto dentro de um círculo para representar sua organização [Dra. Cathy Burns, Masonic and Occult Symbols Illustrated", pg. 29, e Albert Pike, Morals and Dogma, pg 502]. Veja a explicação da Dra. Burns:
“Como os verdadeiros propósitos do iluminismo eram muitos chocantes, Weishaupt constantemente encorajava a natureza sigilosa da ordem. Nenhum membro tinha permissão para se identificar como um Illuminati. As palavras iluminismo ou Illuminati jamais poderiam ser usadas em correspondências, mas deveriam ser substituídas pelo símbolo astrológico do sol, um círculo com um ponto no meio” [Burns, op. cit., p. 29].
No filme “A Lenda do Tesouro Perdido, embora uma ficção, os maçons usaram os símbolos secretos para comunicar-se com os irmãos illuminati em todo o planeta:
Observe que o deus-sol se colocou no centro do princípio feminino — o Círculo — como “o mastro de um navio”. Portanto, o navio Charlotte foi retratado como sendo o centro de atividade no Círculo Ártico, e foi dada ênfase visual ao seu mastro. Acredito que os roteiristas maçons colocaram o navio Charlotte na inacreditável localização do Círculo Ártico para enviar uma mensagem: os pais fundadores dos EUA eram maçons iluministas. Essa interpretação é consistente com a realidade de que a moeda norte-americana é a única do mundo que traz um Olho Que Tudo Vê pairando sobre uma pirâmide inacabada.
Como Elizabeth van Buren afirma sucintamente:
“Há um destino secreto e imutável planejado para a humanidade, que não é reconhecido ou sonhado pelas massas da população. Foi decretado que o continente norte-americano seria a terra de uma nação democrática de Estados anos antes de Colombo velejar até suas praias. Não há dúvidas de que os Iluminados tinham as mãos na formação da nova nação. O destino dos Estados Unidos era ser a Atlântida, renascida como a Fênix de suas cinzas. Chegamos em um ponto em que muitos americanos, como novos atlantes, estão recebendo o chamado: Saiam! O tempo é curto! Construam sua Arca, pois do pó da Nova Atlântida se erguerá em muitas partes do mundo um povo que será consciente de sua Unidade com a Atlântida e a América. Eles ajudarão a criar uma democracia de estados mundiais sob um governo que reinará sobre todo o globo com amor e sabedoria. O Plano da Fraternidade Branca prossegue!” [Elizabeth van Buren, The Secret of the Illuminati, pg. 143, 149-150].
Se esse for o simbolismo desejado, o filme retrata os pais fundadores dos EUA não apenas como maçons, mas como maçons iluministas.
Essa realidade é o lado oposto da “moeda da herança nacional” dos EUA — Fiel a Deus de um lado, mas terrivelmente profana do outro.
Fonte:
Pr. Elias Ribas
Desejo ter conclusões
e a través das mesmas
ter muitas pespectivas.
A psicologia é definida como uma disciplina acadêmica que envolve o estudo científico dos processos mentais e de comportamento, bem como a aplicação desse conhecimento, para as várias esferas da atividade humana.
Ajuda com problemas existenciais
Conceitos, Definições, Preparações, Liberdades, Aconselhamentos, Admitir, Saber Ouvir, Saber Falar, Mostrar Soluções
e Ajudar com problemas cicuntancias
Aconselhamento de Depentes Quimicos
|
||||
|
|
CONTATO: 84 - 8771-4810
3322-2758